1h da madrugada de 8 de agosto de 2000, eu estava indo dormir quando de repente dois sujeitos surgiram na minha mente. Um usava um capacete vermelho, ele existia, eu o vi na rua Duque de Caxias na cidade de Rio Grande/RS durante o dia  enquanto ia para o curso de quadrinhos Top Comics. Ele era um mendigo, desses bem malucos que andam sem rumo na rua. Ele estava fuçando na lixeira, usava o marcente capacete vermelho, bermudas e um blusão vermelho, era inverno e fazia muito frio. Naquele momento pensei: esse cara deve ser Dodói da Cabeça. Mas no resto do dia nem lembrei mais daquele sujeito.

551134_399049336810915_162281851_n

Mais adiante, ainda indo para a aula de quadrinhos vi outro maluco. Também morador de rua, aquele cara me chamou atenção pela sua altura e por um estranho hábito. Ele buscava nos cestos de lixo jornais e revistas para ler. Ele anda até hoje pelas ruas da cidade, não fala uma palavra e continua lendo muito.

Aqueles 2 malucos surgiram na minha cabeça naquele início de madrugada por causa de uma dúvida: Será que estes malucos que andam perambulando pela cidade se encontram e conversam? E o que conversariam?

Durante toda minha infância eu ia visitar minha avó em um Hospital Psiquiátrico, não entendia porque diziam que ela era louca. Na verdade diziam que ela via coisas e eu achava que não era ela que era louca, éramos nós que não conseguíamos ver o que ela via. Nos momentos que ela estava fora do hospital, ela falava sobre as coisas e eu acreditava, os outros diziam que ela estava louca.

Techo da HQ publicada na Revista Areia Hostil #5
Techo da HQ publicada na Revista Areia Hostil #5 com roteiro de Lorde Lobo

Naquele 8 de agosto a dúvida da Loucura me instigou de tal forma que o Dodói da Cabeça virou Dod e o grandalhão leitor era… Dosmeu. Um louco que lê.

 

De repente o Mundo Louco nasceu, um hospício mental que Michel Foucault jamais apontaria em sua História da Loucura. Não existiam choques, camisas de força, remédios, banhos frios… A loucura, o questionamento o nonsense passou a ser livre nos meus quadrinhos.

2011-06-08
Primeira tirinha d’Os Loucos

 

Quem é o louco de verdade? Quem criou os loucos? Quem é que está enxergando a verdade de verdade? Não, não é Matrix, é o Mundo Louco de Ozi.

Ao longo dessas 61 tirinhas vocês puderam ver tudo que foi produzido naquele ano. Passei 9 anos praticamente parado, mas hoje Dod e Dosmeu precisam sair por aí. Existem muitas histórias prontas destes 2 malucos e não podem mais ficar presas na gaveta. Se um mundo é um hospício, então tem lugar para Dod e Dosmeu.

Bom malucada, para receber as tirinhas todos os dias basta curtir nossa página no facebook.

 

Ozi